Post - Blog

Despertando o interesse em aprender através da metodologia ativa

Você já parou para pensar no quanto o mundo mudou? Veja quando você era criança, e em como ele é hoje, enquanto seu filho é criança.

Estamos na era da informação e da conectividade, e isso se reflete nos estímulos que seu filho recebe desde o nascimento, na forma como ele tem acesso ao conhecimento, mesmo antes de chegar à escola.


As crianças aprendem as cores, os números, as formas geométricas, muitas vezes, apenas assistindo desenhos, em sua maioria, educativos. Aprendem palavras em inglês, descobrem como acessar canais no Youtube de maneira tão natural quanto descobrem todos os recursos do brinquedo novo.

Todos os comportamentos e estilos de vida da sociedade atual influenciam diretamente na educação das nossas crianças da geração Alpha (crianças nascidas a partir de 2010, em um mundo imerso em tecnologias digitais).

Esse impacto social também aparece na escola, já que agora os estudantes possuem acesso às informações e conhecimentos que antes eram limitados, exigindo que a escola se reestruture para receber essas crianças mais críticas, indagadoras, curiosas e inteligentes.

O que seu(sua) filho(a) espera da escola? 

Para responder a essa pergunta, vamos fazer uma reflexão sobre o Netflix.

É comum vermos, hoje, pessoas que “maratonam” séries inteiras, ficam ansiosas para a próxima cena. O que vai acontecer na sequência? 

Os episódios nos fazem convites irresistíveis para o próximo, e o próximo, e o próximo… porque nos despertam a curiosidade, a vontade de descobrir, de decifrar o enredo, de entender o que aconteceu. Porque são cheios de mistérios, são envolventes e nos estimulam a continuar.

É isso que seu filho espera da escola. Que seja um lugar de encantamento, de descobertas, de respostas, que desperte a curiosidade e que ele(a) tenha estímulos para voltar todos os dias!

Como as metodologias ativas despertam o interesse em aprender?

Você deve se lembrar como seu professor te ensinava quando você era aluno. Todos em silêncio, cada um sentado na sua cadeira, abriam a apostila ou livro na página solicitada e, após leitura de texto e explicação do professor, todos executavam os exercícios propostos no material. 

Na lição de casa, mais um tiquinho de exercícios, para fixar o conteúdo. 

Aí o mundo mudou… não estamos mais no século XX, e chegou a vez do seu filho ir à escola, o ensino não está mais focado no professor, mas sim na aprendizagem do aluno.

Ensino híbrido e as relações interpessoais – Saiba mais


Muitas abordagens e estratégias podem ser utilizadas, mas todas contemplam:

  • Participação ativa do estudante, de forma que ele fale o que já sabe sobre o tema ou faça uma pesquisa prévia.
  • Trabalho colaborativo e compartilhado. Assim, além de aprender o conteúdo, o estudante desenvolve a comunicação, empatia, lida com a frustração, debate e produz conhecimento.
  • Aprendizagem contextualizada e busca por solução de problemas. O professor traz um tema ou problema, trazendo mais sentido para a aula, para só então os(as) alunos(as) buscarem as respostas, por meio de pesquisas, investigações, entrevistas, experiências etc.
  • Abordagens ativas na sala de aula. Neste processo, o(a) estudante se torna ativo, participativo, levanta hipóteses, aprende a pensar e raciocinar. Desenvolve a criatividade, proatividade, resiliência e aprende para além dos conteúdos acadêmicos.

 

O momento de aula é otimizado, existe maior interação entre os estudantes e professores, utilizam o espaço escolar para compartilhar descobertas, trocar informações, debater, produzir conhecimentos (compartilhar conhecimentos,não fica melhor?  e participar das decisões. Os trabalhos que podem ser feitos em casa, como pesquisas, leituras e exercícios, são feitos.

Na escola, os estudantes vão compartilhar os conhecimentos adquiridos através, inclusive, da ferramenta VIVA Digital, disponível na plataforma. O objetivo deste recurso é promover pesquisa em diferentes fontes, ampliando o olhar das crianças, de forma que os conhecimentos se complementem, assim, juntos, a turma discute, compartilha, experimenta, refuta, descobre e tira suas conclusões de forma coletiva, com a intervenção do professor nos momentos mais adequados.

Nosso propósito é transformar a experiência de aprendizagem do(da) seu(sua) filho(a). Vamos juntos?!

Conheça melhor como funciona o VIVA Metodologia https://vivametodologia.com/metodologia-viva

Compartilhe em suas redes:​

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Categorias