A humanidade está em constante evolução. Gerações são marcadas por características próprias de cada momento histórico, e são fruto da sociedade, seus hábitos e manifestações culturais.
Estamos em meio a um marco da transformação na nossa forma de viver. Nunca fomos tão digitais e conectados, da criança ao idoso, todos foram atingidos pela democratização de ferramentas tecnológicas que facilitam nosso cotidiano.
Historicamente tivemos a 1ª revolução industrial com a chegada da mecânica, potencializando a produção em massa. Seguida pela 2ª revolução industrial marcada pela eletricidade nas linhas de montagem. A automação foi determinante para a 3ª revolução industrial. A Revolução 4.0, a qual estamos vivendo, é permeada pela inteligência artificial, robótica, Big Data e alta capacidade tecnológica.
A quarta revolução industrial, que terá um impacto mais profundo e exponencial, se caracteriza, por um conjunto de tecnologias que permitem a fusão do mundo físico, digital e biológico.
A educação 4.0 surge do movimento de olhar para as gerações atuais e futuras, pensando em preparar os estudantes para um mundo em constantes transformações, norteando as práticas dos professores, compreendendo as tecnologias e considerando os cidadãos que estamos formando.
Essa proposta é baseada na estruturação de cenários inovadores que estimulem o desenvolvimento, harmonizando o aprendizado com essa nova realidade. Neste contexto, incluem-se as METODOLOGIAS ATIVAS, as ferramentas tecnológicas e ações docentes que promovem maior engajamento dos alunos.
Não sabemos, ainda, quais desafios nossas crianças de hoje enfrentarão no futuro, a certeza que temos é que será preciso aprender a se reinventar, por isso, resiliência é fundamental.
Não sabemos quais problemas surgirão, mas sabemos que eles terão de ter a capacidade de solucioná-los. Portanto, desenvolver a habilidades como persistência, criatividade, proatividade e pensamento complexo, são fundamentais.
Já que estamos vivendo uma revolução marcada pela tecnologia, outra habilidade fundamental é a escola trabalhar o pensamento computacional, a fluência digital e programação. Saber lidar com tecnologia deixou de ser importante apenas para quem trabalha com TI (Tecnologia da Informação), e passou a ser requisito indispensável na escola, já que cada vez mais, o humano e o robô, o digital e o real serão mundos complementares e deverão conviver em harmonia.
Algumas empresas desenvolvem soluções em robótica e programação para as escolas, com material de apoio e recursos diversos. Os países mais desenvolvidos em termos de educação, como a Finlândia, vêm utilizando o Micro: Bit, um microcomputador portátil e programável para criações diversas, adaptável a diversas linguagens computacionais.
Você já está preparado para esse futuro tão presente?
Vamos juntos?!
¹Trecho retirado do site: http://www.industria40.gov.br/
Escrito por Cristine Soares.
(11) 2295-8274 / 9 8900-0156
Rua Comendador Gil Pinheiro, Nº 512 – Chácara Califórnia
CEP.: 03406-000 – São Paulo