O ensino tradicional vem sendo gradualmente substituído por metodologias ativas, onde o aluno deixa de ser apenas receptor de conteúdos, e passa a ser o protagonista de sua aprendizagem.
Quando pensamos em ensino tradicional, temos um perfil de alunos considerados seres “passivos” que devem assimilar os conteúdos transmitidos pelo professor.
O modelo tradicional é focado no professor, e tem como alvo padronizar a aprendizagem, uniformizando a experiência dos estudantes. Desta forma, obriga a todos os alunos aprenderem as mesmas coisas, ao mesmo tempo, do mesmo modo e na mesma velocidade.
Sendo assim, por colocar os alunos apenas como ouvintes, o modelo tradicional dificulta o desenvolvimento de ideias próprias e construção do senso crítico
Já as práticas inovadoras, as metodologias ativas, coloca o aluno no centro de sua aprendizagem. O aluno torna se protagonista do seu próprio aprendizado, participando de todo processo de construção.
O aluno é um agente ativo, desenvolve práticas de observar, experimentar, comparar, relacionar, analisar, compor, encaixar, levantar hipóteses e argumentar. É o agente na construção do próprio conhecimento. Sob orientação correta (professor/mediador), consegue exercer a atitude crítica e a tomada de decisões.
O papel do professor, passa então de “transmissor de conteúdos”, para “mediador”, onde deve criar situações desafiadoras através da orientação.
O resultado de tais práticas, são:
Escrito pela prô Letícia Bacaycoa
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